O que levar em consideração ao escolher uma academia?

Com o recente aumento na procura por prática de exercícios físicos, não é difícil encontrar várias academias em uma mesma região. As grandes redes de academia dominaram com tudo bairros e locais movimentados de grandes à pequenas cidades, tornando ainda mais difícil a escolha por qual rede de academia seja a melhor opção.

 

Diante dessa grande oferta, o olhar criterioso de cliente - consumidor precisa estar atento a muitos outros fatores que tornam a prática de exercícios satisfatória e empolgante, e que também faça bem para o seu bolso.

 

Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo no momento dessa escolha. Vamos começar?

 

Localização

 

 

Parece óbvio esse tópico mas se torna essencial no momento da decisão de qual academia escolher para seu treino. Com a grande variedade de redes de academia, o desejo de malhar em uma rede mais conhecida e acessível ($$), às vezes esconde o fato da academia não estar localizada próximo as regiões que você mais frequenta: casa ou trabalho.

 

O que pode de início ser algo sem preocupação, poderá interferir em sua rotina e torná-la mais desgastante levando-o a rápida desistência.

 

Além disso, os gastos com deslocamento devem ser colocados no orçamento e o que a primeira vista pareça uma escolha de academia mais acessível ao orçamento, com outros fatores poderá vir a se tornar a opção mais cara.

 

 

Estrutura da Academia

 

Ao analisar as academias da região, procure visitá-las e conhecer as dependências e todo espaço oferecido. Conheça os banheiros, áreas externas se existirem, salas de outras modalidades e principalmente, todos os equipamentos e acessórios disponibilizados.

 

Hoje, muitas academias perdem clientes em três pontos: a qualidade dos equipamentos oferecidos, a variedade e a pouca quantidade deixando de atender todos os clientes da academia com total satisfação. São as principais recorrências desse segmento e também, critério determinante na mudança de academia.

 

A academia ser movimentada não é um problema quando a estrutura consegue atender a todos. Se atente também ao piso que por muitas vezes pode atrapalhar na execução dos exercícios e preparo para primeiros socorros em caso de acidentes.

 

 

Limpeza e Higiene

 

Com a grande movimentação nas academias, esse tópico é de extrema importância pois onde há a concentração de muitas pessoas, são grandes as probabilidades de circularem vírus e doenças.

 

Além disso, é de extrema importância a higiene diária dos aparelhos e equipamentos que são divididos com centenas de pessoas. E também, após um treino intenso muitas pessoas optam por tomar uma rápida ducha na academia. Por isso, peça para conhecer os banheiros e vestuários e faça uma rápida análise.

 

Atente-se as condições de limpeza e higiene da academia por completo e certifique-se de que não estará colocando sua saúde em risco!

 

 

Qualidade dos Equipamentos

 

Uma academia que ofereça várias modalidades e atenda a um grande número de clientes precisa se destacar ao oferecer:

 

  • Variedade e Quantidade em aparelhos para todas as modalidades;

  • Manutenção ou troca de equipamentos danificados;

  • De modo algum, improvisar equipamentos com defeito colocando em risco os clientes;

 

 

Atendimento e acompanhamento personalizado

 

Uma das principais reclamações quando o assunto é academia, é referente ao atendimento que se inicia na recepção e se estende aos demais funcionários, e também ao acompanhamento de instrutores e personal trainers.

 

Como o ambiente da academia e rotina de treinos pode ser algo completamente nova na vida de uma pessoa, é preciso um acompanhamento com a instrução devida de como usar os equipamentos e realizar os exercícios de forma correta, evitando possíveis lesões e machucados.

 

Observe o número de instrutores disponíveis na academia e também, se for do seu interesse consulte planos com a instrução de um personal trainer para acompanhamento individual.

 

 

Ações de Motivação

 

Para se destacar em meio a tantas possibilidades de academias, está cada vez mais comum ver ações diferenciadas nas academias, como aulas temáticas, externas e até mesmo muito inusitadas como por exemplo, um ônibus bike. Você malhando, em um ônibus itinerante. Um máximo, né?

 

São ações que além de diferenciar uma academia da outra, mostra o quanto o relacionamento com o cliente precisa ser levado mais a sério e como essas ações são impactantes e transformadoras na rotina as vezes monótona de uma academia.

 

 

Custo x Benefício

 

Quanto você está disposto a reservar do seu orçamento para pagar pelos critérios acima?

 

Esse tópico precisa estar bem definido em sua cabeça quando estiver pesquisando academias para iniciar sua rotina de treinos. Assim, você poderá avaliar todos os benefícios e qual o estilo de academia melhor atende as suas reais necessidades.

 

Nem sempre é necessário pagar por uma academia de alto padrão se você não usará nem 70% dos recursos oferecidos. Haverá sempre outras alternativas!

 

Esperamos que esse post seja de grande ajuda na sua pesquisa para escolher a academia que melhor irá atendê-lo e fazer valer a pena a sua melhora na qualidade de vida e também o investimento. E na dúvida, opte por fazer alguns testes que são oferecidos pelas academias: de um dia à um mês de treinamento gratuito. 

 

E você já sabe: precisando de equipamentos e acessórios para complementar sua rotina de atividades físicas, poderá contar com a qualidade e bons preços da RR Fitness e Musculação. WXqFQyzKIkkD5rOc_QCpfLo8BTa5u-STrJkex-02