Crossfit para iniciantes: quais os exercícios recomendados?

O Crossfit vem ganhando adeptos fiéis e invadindo as academias e ruas brasileiras. Assim como toda e qualquer atividade física, o Crossfit requer atenção para alguns detalhes e um conhecimento prévio do seu corpo e quais são os exercícios que melhor se encaixam ao ser perfil.

Para você não sentir apreensão ao entrar em um studio de Crossfit ou academia que ofereça a modalidade, iremos listas algumas dicas  para você antes de dar o ponta pé inicial e também 3 exercícios fáceis e que são os mais indicados para começar a sua rotina de treinos. Com toda certeza, você irá ficar craque rapidinho! Vem com a gente! teeth_smile.png

 

Antes de dar a largada

Antes de se tornar mais um adepto fiel a prática de Crossfit, você considerar alguns detalhes que a longo tempo proporcionará o ganho de muitos benefícios conquistados através do Crossfit. Já contamos um pouco desses benefícios em outro post, mas para que você fique ainda mais animado, segue abaixo alguns:

  • Melhora da Postura
  • Melhora da Coordenação motora
  • - Peso + Força muscular
  • Melhora da Flexibilidade

 

Acompanhamento Profissional

O acompanhamento profissional é um dos principais itens a ser considerado. É muito importante ser guiado por um profissional que possa auxiliá-lo na prática correta dos exercícios e que também, acompanhe a sua evolução física para que gradativamente você consiga melhorar os seus resultados e evolua.

Além disso, um acompanhamento e prática correta da rotina de exercícios evita lesões, inchaços e dores indevidas.

 

Alongamento

O alongamento merece disciplina e não deve ser deixado de lado em sua rotina de exercícios. Ele ajuda a esquentar o seu corpo para os exercícios que virão a seguir e é um dos grandes responsáveis por evitar lesões durante os treinos.

 

Conheça seu limite: adapte a rotina

Conhecer o nosso corpo e limite permitido por ele é de extrema relevância na hora de praticar qualquer atividade física. O Crossfit possibilita a prática de exercícios e rotinas de treinos variadas, fugindo de uma rotina monótona e sendo adaptável ao seu perfil físico.

A ajuda profissional será importante para essa etapa de conhecer o seu corpo para direcioná-lo aos exercícios que entregarão a você os melhores resultados.

 

Não desista!

Qualquer mudança em nossa vida e rotina exige da gente um esforço e determinação para encarar os novos desafios pelo caminho. Acontece o mesmo com a prática de exercícios: você terá ápices de empolgação ou tédio, desânimo e dificuldades iniciais, mas o mais importante é persistir em busca do seu objetivo de vida mais saudável e de corpo definido.

 

3 Exercícios para iniciantes

Agachamento

O agachamento além de ser um exercício fácil encontramos sua utilidade em várias rotinas de treinos. Com o agachamento você exercitará a coxa, bunda e pernas, tonificando os músculos e aumentando a flexibilidade.

É simples:

  1. Ao ficar em pé com postura reta, afaste os pés na largura de seus ombros.
  2. Dobre os seus joelhos, inclinando a bunda para trás, abaixando o quadril a altura dos joelhos e esticando os braços a frente.
  3. Volte a posição inicial esticando as pernas. Repita essa ação em sequências de 10.

agachamento.jpg

 

Burpees

O burpees é mais uma modalidade de exercício que consegue exercitar vários músculos ao mesmo tempo. Você trabalhará em conjunto pernas, bunda, costas e braços.

Repita as ações abaixo, aumentando gradativamente a velocidade:

  1. Em posição reta, desça o seu tronco até o chão apoiando o corpo pelos braços.
  2. Jogue os pés para trás (fazendo uma posição de flexão) e continue dando suporte ao corpo pelos braços.
  3. Suba o tronco e levante. Após isso salte.
  4. Repita as ações aumentando a velocidade de acordo com o seu limite de tempo para realizar o exercício.

Burpees.jpg

 

Avanço

O avanço é um exercício que ajuda a fortalecer a musculatura das coxas já que as ações de execução usam as pernas como principal apoio.

Repita as ações abaixo em sequência:

  1. Em pé, em postura reta, afaste os pés de acordo na largura do seu ombro.
  2. Desça o quadril, apoiado a perna direita a frente e a esquerda posicionada atrás do quadril apoiada pela ponta do pé. Ambas as pernas precisam ser alongadas até o final do movimento.
  3. Suba e inverta as posições das pernas, em um movimento constante como se estivesse empurrando o chão contraindo o admonem. 
  4. Repita os movimentos em 10 passadas.

bf0287a12a858cba981f05cd5b0f3a44.jpg

Caso você queira intensificar o seu treino, segure halteres enquanto realiza os movimentos. Comece com pesos mais leves e aumente-os gradativamente.

Não espere muito para colocar essas dicas em prática e iniciar sua rotina de exercícios. Conte com a RR Fitness e Musculação para ficar sempre atualizado! teeth_smile.png