Blog

Como fazer treinamento funcional em casa?

Foram muitos os reflexos na mudança de comportamento alimentar e prática de atividades físicas com a crescente procura das pessoas por hábitos saudáveis em seu dia a dia. Seja para melhorar o condicionamento físico, preocupações estéticas ou problemas de saúde, as academias estão mais cheias, assim como praças e avenidas com pessoas comuns correndo e fazendo caminhada para alcançar um ou vários desses objetivos.

E como conciliar isso com a rotina apertada do dia a dia? Trabalho, estudos e tempo perdido no trânsito, por exemplo. Para quem não consegue conciliar toda essa rotina com um plano em uma academia, uma ótima solução é a prática de exercícios em casa e até mesmo a caminhada que nunca falha. Além de economizar, você terá praticidade ao melhorar o seu condicionamento físico e entrará em forma. O seu esforço e respeito ao limite do seu corpo contarão muito caso opte por isso.

 

image(5).png

 

É fácil encontrar acessórios e equipamentos básicos para a realização de alguns exercícios na internet e também, planilhas que podem auxiliá-lo a seguir uma rotina e sempre registrar os resultados.

E para você que tem interesse de mudar sua rotina e começar a praticar logo exercícios em casa, listaremos algumas dicas para iniciantes. Vamos começar?

 

Alongamento

É preciso preparar o corpo para receber o exercício físico. Por isso, antes de qualquer exercício faça alongamentos de no mínimo 5 minutos para flexibilizar os músculos e diminuir a possibilidades de lesões.

 

image(7).png

 

Rotina

Crie uma rotina para os seus treinos em casa e comece a seguir com determinação: defina horários mesmo que haja possibilidade de alterná-los e realize treinos no mínimo 2 vezes por semana.

Defina também, quantas séries irá fazer de cada exercício para no final, configurar um circuito de treinos. Faça por exemplo, 3 séries de cada exercício e em sequência sem perder o ritmo.

Na hora de montar sua rotina de treinos é muito importante contar com a ajuda de um profissional de educação física, pois ele poderá te ajudar a montar um treino adequado ao seu perfil, evitando lesões e melhorando os resultados.

 

Exercícios para Iniciantes

 

Corrida Lateral: Realize corridas curtas alternando em 3 passos para a direita e 3 passos para a esquerda. No intervalo da mudança da direta para esquerda coloque a mão no chão.

Corda: Esse é um exercício que lembra muito a infância. O hábito de pular cordas pode ajudá-lo a perder muitas calorias, realizando uma tarefa fácil e com um acessório barato. A princípio, mantenha um ritmo uniforme para que você não se esgote rapidamente ao elevar muito ritmo.

Agachamentos: O agachamento é um dos exercícios mais eficazes nos ganhos musculares já que consegue trabalhar postura, bumbum, barriga e coxas gerando perda perda de peso e também definição corporal.

            Agachamento simples: Ao ficar em pé, flexionando os joelhos desça como se estivesse sentando em uma cadeira, empurrando o quadril para trás e permanecendo com as costas retas. Após esse movimento, suba inclinando as pernas completamente.

 

image(6).png

 

 

Há outros tipos de agachamentos que ao longo do processo você poderá ir intercalando em sua rotina de treinos, assim como aumentar gradativamente a intensidade dos exercícios. E também, há acessórios que ao serem usados, poderão adicionar ao seu exercício intensidade devido ao peso: halteres e caneleiras. E claro, inicie sempre com pesos leves! Não vá com muita sede ao pote.

 

É sempre bom ressaltar que o exagero nos exercícios físicos pode ser prejudicial e acarretar em lesões e esgotamento físico. O acompanhamento de um profissional da área te ajudará a evitar lesões e a melhorar os resultados. Conte com a RR Fitness em dicas para realizar treinos e também, com ótimos equipamentos para alcançar seu objetivo! teeth_smile.png