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Atletas do final de semana: qual o risco?

Com a rotina diária puxada e muitos compromissos, é normal que o nosso corpo e principalmente, nossa mente precise ao final do dia de repouso e acabamos por deixar de lado possíveis práticas de atividades físicas para colocar em dia nossa saúde e melhorar a qualidade de vida.

E qual a solução encontrada por muitos? Realizar atividades físicas durante o final de semana para buscar por melhores condições de vida. Como toda prática de atividade física existe algumas recomendações a serem seguidas e iremos ajudá-los com algumas informações.

 

Recomendações

Respeite seu limite

O seu corpo não está acostumado com uma rotina durante toda a semana e por isso, tentar correr atrás do prejuízo com séries pesadas de atividades físicas poderá comprometer sua saúde ao invés de proporcionar ganhos.

Por isso, não deixe de realizar os alongamentos antes e ao final da sua atividade física. Controle também, a intensidade e duração dos treinos. Faça-os de forma moderada dentro de um horário padrão e que não irá causar os desgastes dos seus músculos, com hematomas, lesões mais sérias e até mesmo outros problemas graves de saúde. O intuito é conquistar ganhos, né?

 

Controle a Alimentação e Hidratação

Mesmo realizando atividades físicas apenas durante os finais de semana, o controle da alimentação e hidratação podem ser feitos diariamente. Tenha o interesse pela procura de uma alimentação balanceada, consumo de produtos ricos em vitaminas e proteínas para entrar em sintonia com os objetivos esperados com a prática de atividade física. Se preciso, procure uma nutricionista para acompanhá-lo de forma correta.

 

Acompanhamento Profissional

O acompanhamento profissional torna-se essencial para que você consiga definir uma rotina de treinos adequada para sua atual condição física aliada aos objetivos que você pretende alcançar.

Falamos aqui dos dois profissionais que podem ajudá-lo: o profissional de educação física (personal trainers) e também, um médico que possa passar as informações da sua atual condição de saúde direcionando- o a melhorá-la. Assim, você terá uma melhora na qualidade vida como um todo! teeth_smile.png

 

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Vantagens

O mito de que de ser um atleta do final de semana não trás ganhos para a saúde já vem sendo desmentido com dados e pesquisas da área da saúde.

Vale ressaltar que a atividade física, pode trazer consequências negativas, quando realizada de forma errada, sem acompanhamento profissional e de forma exagerada por alguém que ultrapasse seus limites e não conhece o seu corpo.

Quais os benefícios levantados por esses estudos? Contamos agora para você! Os dados apresentados abaixo são da revista científica JAMA Internal Medicine.

  • Redução de 41% de problemas vasculares;
  • Redução de 18% de problemas como câncer;

A recomendação de médicos e profissionais é de praticar no máximo 2h30 de atividades físicas aeróbicas mais moderadas durante a semana. E no caso de atividades mais intensas é de 1h15.

E você já sabe: precisando de equipamentos e acessórios para complementar o seu treino, poderá contar com a qualidade RR Fitness e Musculaçãowink_smile.png