5 Benefícios do Crossfit para a Saúde

A prática de atividades físicas está ligada há vários benefícios para nossa saúde através de uma rotina mais saudável. Ao inserir atividades físicas na rotina, há uma melhora significativa na prevenção de doenças cardiovasculares, crônicas, cânceres e uma melhora na qualidade de vida que consequentemente, proporciona um aumento na expectativa de vida.

E quanto ao crossift? Quais benefícios específicos são ganhos ao escolher essa modalidade esportiva que está conquistando vários adeptos?           

Primeiramente, vamos explicar a você o que é o tão falado crossfit para depois citarmos seus benefícios. O crossfit é uma modalidade de treinos de alta intensidade, que intercala exercícios diferentes e que proporciona um ganho de força e perda de peso de forma dinâmica e alternativa para pessoas que já se cansaram de uma rotina monótona de academia. Há muitas pessoas que não se identificam com o estilo de treino da musculação, por exemplo, e acabam se encaixando em modalidades com rotinas alternadas.    

 

image(14).png

 

São treinos que podem variar de 50 minutos a 1 hora e é praticável por qualquer pessoa: idosos, grávidas e até mesmo, pessoas em recuperação de lesões. O principal aparelho usado é o seu próprio corpo, respeitando suas limitações e que, com o passar do tempo poderá a vir usar acessórios como escadas, cordas, pesos e outros para complemento dos exercícios.

E agora, hora de falar sobre os principais benefícios para a saúde ao praticar essa modalidade de exercícios. Vamos começar?

 

Melhora da postura 

Como citamos acima, o principal equipamento usada na prática do crossfit é o próprio corpo do aluno. Os exercícios em sua maioria exige uma postura correta para evitar lesões e fortes dores musculares. Sabemos o quanto uma postura errada pode nos trazer problemas de saúde, como exemplo as dores fortes de coluna.

           

Melhora da Coordenação motora

Além da postura, a coordenação motora é muito trabalhada em exercícios alternando acessórios de um braço para o outro, por exemplo, e em atividades de corridas em percursos rápidos que utiliza obstáculos como as escadas de agilidade e os cones.

 

- Peso e + força muscular

Os exercícios realizados proporcionam uma perda de peso de forma mais rápida devido à característica de alta intensidade da modalidade. Ao iniciar, você irá realizar exercícios mais leves e após uma melhora na desenvoltura, equilíbrio e resistência, irá realizar exercícios com mais intensidade que ganharão o auxílio de acessórios que trabalharão de forma mais intensa o ganho de força muscular.

 

As cordas navais, os halteres e kettlebell estão fortemente presentes na rotina dos treinos.

 

Melhora da Flexibilidade

Com a constante prática dos exercícios e alternância entre eles, você também terá um ganho de flexibilidade que será perceptível nas demais funções do seu dia a dia.

                               

Alívio do Estresse

As atividades físicas são como uma válvula de escape para a correria e estresse do dia a dia que influencia fortemente na qualidade de vida das pessoas. As atividades físicas ajudam a produzir serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com isso, o estresse e até mesmo a ansiedade são deixados de lado e aliviados com a prática de atividades físicas como o crossfit.

 

O crossfit ainda possui vários outros benefícios oferecidos para a saúde. Além de ganhos como espírito de equipe, entusiasmo com o estímulo dos professores, você também terá a prática de exercícios que poderão ser realizados em casa e em qualquer outro lugar. E por falar de professores, sempre procure um profissional para auxiliar e direcioná- lo da maneira correta nos treinos. teeth_smile.png